16 de dezembro de 2009

La Niña

No fim de semana passado fomo até Sitges à procura de uma boa paella. Sitges é uma pequena cidade localizada 20 km a sul de Barcelona. No Verão está sempre cheia de turistas que procuram as suas prais de águas calmas. No Inverno, ao que consta, é um bom sitio para encontrar uma bela paella!
A viagem de comboio dura uns 40 minutos e ofereçe-nos vistas lindíssimas do oceano. À chegada a Sitges encontramos uma estação de comboios antiga e pequenas ruas empedradas que formam um pequeno labirinto em direcção ao mar. O restaurante La Niña fica na marginal e pode ser encontrado facilmente virando à direita na igreja e continuando a andar à beira-mar. Na verdade, o La Niña é apenas um de três restaurantes adjacentes, todos pertencentes aos mesmos donos. Os outros chamam-se Santa Maria e La Pinta, como os nomes das três naus com que Cristovão Colombo chegou ao Novo Mundo.
Qualquer um destes restaurantes é um excelente local para um almoço de domingo com amigos ou familiares. A comida lá é tão deliciosa que seria um desperdício encher o estômago com entradas, assim passámos directamente aos pratos principais. Desta vez comemos:

Arroz negro
Paella marinera
Fideuà blanco

já há algum tempo queriamos provar arroz negro, e esta foi a nossa oportunidade. Este prato, semelhante à paella, é confeccionado com tinta de lulas, o que lhe dá a sua coloração negra. A receita deste prato tradicional da Catalunha (também comum em Valência) inclui chocos ou lulas, arroz, alho, pimentos verdes, pimentão doce, azeite e caldo de marisco. O sabor delicioso compensa certamente os dentes pretos com que ficamos depois de comer.

Tal como o arroz negro, a paella marinera foi servida numa tradicional paellera, os tachos rasos em que estes pratos de arroz são cozinhados. A paella era bastante complecta, com enormes mexilhões, camarões, lagostins e pedaços de lula. O arroz é amarelo devido ao açafrão e é tão tentador que não o conseguimos parar de comer. Finalmente, o fideuà é um prato típico da região de Valência. Aos olhos de um leigo parece exactamente igual a uma paella, mas em vez de arroz tem massas finas, como pequenos pedaços de esparguete. Aliás, "fideu" é como se diz massa em Catalão, portanto trata-se de uma massada de marisco. Pessoalmente, prefiro a paella, mas muitas pessoas gostam mais do fideuà. O melhor será provar os dois e decidir por si.
Este festim gastronómico foi maravilhoso. No fim da refeição estávamos tão cheios que quase adormecemos logo ali sobre a mesa. Claro que tudo isto foi acompanhado de uma deliciosa sangria de cava. Desta vez a sangria tinha morangos e a mistura dos sabores da cava e dos morangos estava mesmo, mesmo boa. ¡Salut!


Preço: 22 euros/pessoa
Endereço: Passeig De La Ribera 65-68, 08870 Sitges
Número de telefone: +34 938940999

Mapa:

Ver mapa maior

1 comentário: