16 de dezembro de 2009

La Niña

No fim de semana passado fomo até Sitges à procura de uma boa paella. Sitges é uma pequena cidade localizada 20 km a sul de Barcelona. No Verão está sempre cheia de turistas que procuram as suas prais de águas calmas. No Inverno, ao que consta, é um bom sitio para encontrar uma bela paella!
A viagem de comboio dura uns 40 minutos e ofereçe-nos vistas lindíssimas do oceano. À chegada a Sitges encontramos uma estação de comboios antiga e pequenas ruas empedradas que formam um pequeno labirinto em direcção ao mar. O restaurante La Niña fica na marginal e pode ser encontrado facilmente virando à direita na igreja e continuando a andar à beira-mar. Na verdade, o La Niña é apenas um de três restaurantes adjacentes, todos pertencentes aos mesmos donos. Os outros chamam-se Santa Maria e La Pinta, como os nomes das três naus com que Cristovão Colombo chegou ao Novo Mundo.
Qualquer um destes restaurantes é um excelente local para um almoço de domingo com amigos ou familiares. A comida lá é tão deliciosa que seria um desperdício encher o estômago com entradas, assim passámos directamente aos pratos principais. Desta vez comemos:

Arroz negro
Paella marinera
Fideuà blanco

já há algum tempo queriamos provar arroz negro, e esta foi a nossa oportunidade. Este prato, semelhante à paella, é confeccionado com tinta de lulas, o que lhe dá a sua coloração negra. A receita deste prato tradicional da Catalunha (também comum em Valência) inclui chocos ou lulas, arroz, alho, pimentos verdes, pimentão doce, azeite e caldo de marisco. O sabor delicioso compensa certamente os dentes pretos com que ficamos depois de comer.

Tal como o arroz negro, a paella marinera foi servida numa tradicional paellera, os tachos rasos em que estes pratos de arroz são cozinhados. A paella era bastante complecta, com enormes mexilhões, camarões, lagostins e pedaços de lula. O arroz é amarelo devido ao açafrão e é tão tentador que não o conseguimos parar de comer. Finalmente, o fideuà é um prato típico da região de Valência. Aos olhos de um leigo parece exactamente igual a uma paella, mas em vez de arroz tem massas finas, como pequenos pedaços de esparguete. Aliás, "fideu" é como se diz massa em Catalão, portanto trata-se de uma massada de marisco. Pessoalmente, prefiro a paella, mas muitas pessoas gostam mais do fideuà. O melhor será provar os dois e decidir por si.
Este festim gastronómico foi maravilhoso. No fim da refeição estávamos tão cheios que quase adormecemos logo ali sobre a mesa. Claro que tudo isto foi acompanhado de uma deliciosa sangria de cava. Desta vez a sangria tinha morangos e a mistura dos sabores da cava e dos morangos estava mesmo, mesmo boa. ¡Salut!


Preço: 22 euros/pessoa
Endereço: Passeig De La Ribera 65-68, 08870 Sitges
Número de telefone: +34 938940999

Mapa:

Ver mapa maior

13 de dezembro de 2009

Origen 99,9%

Desta vez fomos até ao Born, um dos bairros mais vivos de Barcelona. Este é um dos melhores locais onde encontrar sítios para comer, petiscar, beber ou simplesmente socializar. Um amigo tinha-nos recomendado um restaurante especializado em cozinha Catalã. Na verdade, o Origen 99,9% é uma cadeia de restaurantes espalhados por toda a cidade, que não só oferecem especialidades regionais, mas afirmam também usar apenas produtos locais na sua cozinha (pelo menos 99,9% deles!).

Perante o vasto menú disponível acabámos por escolher o seguinte para quatro pessoas:

Entradas
Coca d’escalivada amb romesco
Coca de ceba i anxoves

Prato Principal
Calamars farcits
Ànec amb préssec
Vedella amb peres
Espinagada

Tal como em qualquer outro restaurante Catalão, a refeição começou com o habitual pão com tomate. A novidade foi que desta vez veio o pão, os tomates inteiros, os dentes de alho, algum azeite, e facas. Tivemos de preparar nós próprios a combinação. Divertido!
Depois vieram as cocas. A coca é um tipo especial de pão, semelhante à base da pizza. Uma das cocas que pedimos vinha coberta de anchovas com cebola; a outra vinha coberta de escalivada, ou seja, pimentos, cebolas e beringelas grelhados, cobertos de molho romesco. Delicioso.
De seguida chegaram os Calamars farcits, lulas recheadas com carne picada, ovo cozido, alho e salsa. As lulas vinham mergulhadas num molho feito com grão e a tinta das próprias lulas. Ao que parece este é um dos pratos mais característicos da Catalunha. Continuando a refeição, a Espinagada é uma empada de espinafres servida com alface. Ambos os outros pratos eram feitos com carne e frutas. Anéc amb préssec significa pato com pêssego e estava tão delicioso como o nome sugere. O pato é um animal muito valorizado na gastronomia Catalã, existindo diversos frutos que podem ser combinados com este: pêras, maçãs, ameixas, cerejas ou pêssegos, como foi o caso. Vedella amb peres é vitela com pêra. Mais uma vez o sabor da fruta misturava-se maravilhosamente com a carne. Claro que tudo isto foi regado com uma bela Sangria de Cava, uma sangria feita com Cava, um vinho espumante produzido na Catalunha. A completar o ambiente foi de notar a música calma, incluíndo pelo menos um fado do Camané e, claro, a óptima companhia. O Origen é um excelente sítio para uma refeição ao mesmo tempo informal e requintada.

Preço: 18 euros/pessoa
Endereço: Passeig del Born 4, 08003 Barcelona
Número de telefone: +34 932956690


Mapa:

Ver mapa maior

3 de dezembro de 2009

Café Ninoska

Não se pode ir sempre a restaurantes finos. Pelo menos não com os nossos ordenados... Hoje fomos a um pequeno snack-bar para um almoço rápido. No entanto, fomos surpreendidos pela qualidade da comida e decidimos que valeria a pena partilhar aqui. O Café Ninoska é gerido por Peruanos e isso reflecte-se no menú com alguns pratos de cozinha peruana. Como a maioria dos restaurantes em Espanha, é possível ter uma refeição completa incluindo entrada, prato principal e sobremesa juntos, num menú especial e bastante atractivo a carteiras não muito recheadas. Para nós os dois, optámos por:

Entradas
Ensalada de la huerta
Entremeses de la casa

Prato Principal
Bistek con patatas
Seco de Ternera

Sobremesa
Tarta de la casa

A ensalada de la huerta é uma simples salada de vegetais frescos, mas apresentada num prato quadrado, de forma bonita e atractiva aos olhos. O prato de entremeses consiste numa mistura de diferentes enchidos, fiambre e queijo Manchego, juntamente com salada de galinha, massa e maionese. Os enchidos espanhóis são sempre um óptimo aperitivo.
O bistek é simplesmente um bife grelhado, mas este estava especialmente bem temperado e diferente do mais corrente. Mas a grande surpresa do dia foi mesmo o seco de ternera. Esta especialidade peruana é um estufado de carne, batatas, cenouras e ervilhas, com muitos coentros e salsa que conferem a cor verde ao prato, e ainda com outras especiarias que tornam o conjunto agradavelmente picante e delicioso.


A sobremesa também estava boa, a tarte levava chocolate e crema catalana (outra iguaria típica da Catalunha parecida com o nosso leite-creme) e preencheu o último bocadinho do estômago.
O Cafe Ninoska pode não ser um restaurante requintado, mas é certamente uma boa opção para uma agradável e barata refeição com sabores sul-americanos. Nós regressaremos concerteza para explorar melhor algumas outras opções peruanas no menú.


Preço: 8.5 euros/pessoa
Endereço: Avinguda Icaria, 131 (Villa Olimpica) - Barcelona
Número de telefone: +34 932212444


Mapa:

Ver mapa maior